segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Orgulho-me de você



O que seria da sua vida se você estivesse ali apenas para sobreviver todos os dias?
Pois é, essa é a vida da minha vozinha que aos 60 e poucos anos acorda todos os dias apenas para passar por aquele dia. Parece triste não é? Não poder ser independente, depender de alguém para te levantar, alimentar, banhar e fazer você sorrir um pouquinho.

É triste mesmo, vê-la ali quietinha, com dificuldades em se recordar quem são aqueles a sua volta. Quem é a pessoa que esta te pedindo benção, que fala “fica com Deus vó”. Mas ela como uma mulher forte que sempre foi, continua ali tentando todos os dias não somente sobreviver, mas ver a família linda que fez que nasceu graças a ela, ao seu carinho tremendo de unir a família em todas as datas comemorativas ou demais datas.

Mas mesmo com todos seus probleminhas, acredito que ela tenha um grande objetivo nessa vida, pois não é possível uma senhorinha que desde que a conheço seja doente, esta lá ainda, olhando para mim para se lembrar quem é essa que te pede benção.

Pra mim o papel dela é unir toda a família nas datas comemorativas. Creio que se não fosse ela, se não fosse o fato dela estar de cama, toda família não iria se reunir em datas especiais para visitá-la. Talvez se ela fosse saudável como todas as outras vovós por ai, não teríamos uma família linda que me orgulho.

Desde que me conheço por gente, quis aquela vó dos filmes, que mima os netos, que brinca com os netos, uma vó amiga pra quem você pode contar tudo, mas mesmo que minha vó nunca podê correr e brincar comigo, hoje eu vejo que a culpa de eu não ter uma vó presente, foi toda minha. Se eu tivesse ido visita-las mais vezes, talvez ela não acordasse todos os dias apenas para sobreviver, mas para abrir um sorriso pra sua neta por ter lembrado dela naquele dia.

Achava tão bonitinho ela dançando com seu único braço que se mexia tão feliz por me fazer rir, e hoje nem isso que pra mim era a coisa mais fofa do mundo, ela pode fazer. Era um orgulho pra mim vê-la ali tentando todo dia escrever com a mão esquerda que hoje nem se movimenta mais.

Hoje eu não quero mais uma vó que corre e brinca comigo, quero que o movimento da sua mão esquerda volte pra ela poder escrever e dançar novamente. Quero que ela acorde não para sobreviver, mas para ficar feliz por ter uma família linda a sua volte, uma família que ela deveria se orgulhar, pois esta ali por ela e pra ela.

Uma pena vó que a senhora não possa ler e não consiga me entender todos os dias. Sei que não a visito com frequência, mas saiba que sempre peço a Deus que mesmo que você apenas sobreviva, que continue com a gente por muito tempo. Sei que a senhora sofre por ter essa vida dependente de seus filhos, mas observe, todos estão ali para a senhora, se a senhora deixar a gente talvez nas datas comemorativas, não tenhamos toda a família reunida.


Desculpa não visita-la com frequência, mas vê-la em uma cadeira de rodas sem poder me responder, olhando para o horizonte, tira-me as lágrimas por não poder fazer nada pela senhora.

Mas mesmo assim vó te amo e me orgulho por ser fruto de uma mulher forte como a senhora. Nunca desista, seja sempre forte pois quero que meus filhos conheça a mulher que deu origem a essa família italiana grande e feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis